Acampamento de Escrita — Segunda Aula: Personagens

em sexta-feira, 9 de setembro de 2016 |


Desafio da semana:

Olá, gente!
Faz um bom tempo que eu não escrevo uma aula, então tenham pena de mim, okay? Hehe
Eu pensei em fazer uma coletânea dos principais erros cometidos, mas, como eu escrevo minuciosamente cada erro, nas avaliações, achei melhor focarmos em outro assunto, que não é tocado nelas.
Bem, eu tive uma ligeira confusão no grupo do WhatsApp, e pensei que alguns de vocês também poderiam confundir-se. Portanto, a aula de hoje será sobre principais personagens de uma história, entre eles, o do primeiro desafio (embora, alguns já tenham considerado o prólogo um verdadeiro desafio haha): o antagonista.
Muitas pessoas entendem "antagonista" como um sinônimo para vilão, mas as coisas não são bem assim.

1. Antagonista
Ele pode ser tanto um herói quanto um vilão.
Como assim, tia Clery?
Antagonistas nada mais são do que pessoas que se opõem ao personagem principal. Se o personagem principal for do lado negro da força, os antagonistas serão do lado branco. Quando isso acontece, os protagonistas são chamados de anti-heróis.
Em resumo, os antagonistas são a pedrinha no sapato dos personagens principais.

2. Coprotagonistas
Eles apresentam papel muito parecido com o dos protagonistas, mas eles não tem tanto foco quanto os protagonistas. Isso pode parecer bastante óbvio, mas, por vezes, os autores acabam confundindo os dois personagens.
Por exemplo, em Percy Jackson, a Annabeth e o Grover são os coprotagonistas. Há momentos em que eles não estão em contato com o Percy, mas eles estão fazendo alguma coisa, eles estão vivendo a vida deles, só que paralelamente ao o que o Percy está vivendo.
Eles colaboram muito para o personagem principal, mas eles não sustentam a história.
Já em Heróis do Olimpo, não dá para dizer que tem um coprotagonista recorrente, já que a saga de livros é narrada por um personagem diferente a cada capítulo. Por isso, em um momento, pode mudar tudo. Acho essa ideia bem interessante para quem está querendo escrever sobre diversos personagens.
Fica a dica ;)

3. Personagem central
O personagem central é aquele que desperta maior curiosidade nos leitores.
Ele pode ser o protagonista? Pode.
Ele pode ser o vilão? Pode.
Ele pode ser qualquer outro personagem? É claro que pode!
Mas qual seria a diferença entre ele e o protagonista?
A diferença é que o protagonista chama a atenção dos leitores não só por ter maior foco na trama, mas também por suas ações. Enquanto que o personagem central costuma chamar a atenção por sua personalidade, sendo ela divertida ou misteriosa.

4. Falso protagonista
O quê?
É isso mesmo! Muitas histórias tem o hábito de "enganar" os leitores (são as melhores).
Hipoteticamente, no desafio do prólogo, alguma de vocês escreveu sob o ponto de vista de algum personagem. No primeiro capítulo, ele começa a ser narrado por outro personagem.
Todos que leram o prólogo, acreditavam que aquele personagem era o protagonista, mas o primeiro capítulo chegou, e provou que as coisas não eram dessa forma.
Geralmente, isso costuma acontecer por muitos capítulos, e não apenas em um, como no exemplo dado. Eu acredito que os elementos surpresas que as suas mentes criativas põem na fanfic são o que instigam os leitores a continuarem lendo.
Por isso, não desperdicem um mistério, nem que seja para terminar o capítulo no clímax ;)

Alguns lembretes:
Aproveitando que estamos falando de personagens, gostaria de lembrá-las para nunca negligenciarem a descrição física. O ideal seria sempre dizer o nome deles, a não ser que vocês queiram manter um mistério. A personalidade também é muito importante para montar o perfil.
Também não esqueçam de falar sobre as reações, emoções e pensamentos sobre eles, durante os diálogos e narrações. Esses elementos são muito importantes para aproximar o leitor da história. O que um leitor mais quer, ao ler uma fanfic, é sentir-se dentro dela ;)

Espero que tenha ajudado, e boa sorte a todas <3
Já sabem: próxima aula é da tia Day!

Beijos,

Um comentário:

Carla Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.