CF: G R Y F F I N D O R (AlascaBlack)

em sábado, 1 de outubro de 2016 |

Lembre-se que nada dito aqui tem a intenção de te magoar, diminuir ou ofender como autora. Todos os trechos aqui mostrados foram retirados da sua história.


Marlene McKinnon pertenceu a Grifinória, mas ela era mais do que apenas isso. Marlene McKinnon foi a garota que conquistou Sirius Black, a melhor amiga de Lily e uma artilheira incrível. Mas, principalmente, Marlene McKinnon foi a pessoa mais corajosa que Harry nunca conheceu.

Classificação: Livre
Categorias: Harry Potter 
Personagens: Marlene Mckinnon
Gêneros: Amizade
Avisos: Nenhum
Capítulos: 1 (371 palavras) | Terminada: Sim 
Publicada: 23/09/2016 às 15:27 | Atualizada: 23/09/2016 às 15:27

...

Aparência (Capa + Sinopse): (3,0)

Capa (1,5):
Gosto do fato de que sua capa traga várias fotos da personagem em momentos diferentes. Isso a torna dinâmica e enriquece a imaginação do leitor. Porém, ela deixa muito a desejar. Eu sou super fã da simplicidades, só que é indispensável que a dosagem seja feita com cautela. Caso você não domine a confecção de capas, poderia realizar um pedido aqui no blog ou até mesmo em algum outro. Seria interessante apostar numa capa mais elaborada,  com imagens mais trabalhadas e uma edição bem feita,  para que a história se torne cada vez mais convidativa a quem lê.
Há também um segundo ponto a ser reparado: a falta do título da fanfic. Apenas ao olhar para a capa não há como saber de que texto se trata.  Você tem a frase de impacto –  uma boa frase  –  e mais nada. É primordial que o título da sua história esteja em destaque e legível na capa. Além dele, acrescentaria também seu nome – autora.
Nota:0,5

Sinopse (1,5):
Está muito breve e superficial. Sinceramente, apenas lendo a sinopse eu não consigo imaginar sobre o que exatamente a oneshot vai tratar. Está muito vaga e ampla. É compreensível, entretanto não me diz muito sobre o enredo.
Eu imagino que escrever a sinopse de uma oneshot é complexo e até concordo que seja pequena, mas quando eu leio uma sinopse preciso saber do que se trata o texto e sentir vontade de lê-lo. Quando eu li a sua a primeira coisa que me veio a cabeça foi : Vai tratar da Marlene McKinnon. Entende que é muito vago?
Eu aconselho a reescrevê-la,  mas mantendo a última frase, pois ,  em casos como Harry Potter,  quando a fanfiction não o tem como personagem,  acho muito legal citá-lo para estabelecer uma relação e situar quem não entende muito do assunto ( como eu).
Nota:0,8

Assim como a capa, a sinopse é responsável por convidar o leitor a ler. Senti muita falta disto: algo que arrebatasse logo de cara.  
Nota (Aparência): 1, 3

Ortografia (4,0):
“...o cheiro doce dos cabelos ruivos da Evans sempre ficariam em sua memória.”
O correto seria trocar “ficariam” por “ficaria”, já que o verbo deve concordar com “o cheiro doce”.
Num aspecto global, sua ortografia é bacana. Sem nenhum erro gritante. Encontrei esse citado acima,  porém,  provavelmente,  resultado de distração. Nada que uma posterior revisão não resolva! Recomendo que revise as regras de colocação do pronome oblíquo. Há em seu texto um pequeno equívoco nesse aspecto, mas é apenas um pequeno detalhe que , de forma alguma, atrapalha a compreensão do texto.
Gostei da sua escrita! Agrada-me quando o autor escreve com uma linguagem comum e mesmo assim consegue manter o texto com uma boa qualidade. Essa é uma habilidade indispensável! E você a tem. Tenho que te parabenizar!
Nota: 3,8

Enredo(3,0):
Harry Potter está longe de ser minha categoria predileta. Para ser honesta, entendo muito pouco. E baseando-me na minha experiência com o assunto, sua fanfiction foi muito bem produzida. Contudo, sua narrativa é enxuta. Isso não é necessariamente uma característica negativa. Só que por ser um capítulo único, confesso que esperava mais do texto do que apenas o que foi oferecido. Acredito que você poderia ter o desenvolvido mais, explorado todos as personagens citados da melhor maneira possível.
Num total, você citou seis personagens excluindo a principal. Na sinopse Marlene foi supervalorizada e pintada como uma personagem incrível. Eu apoio que retorne a ressaltar suas características, mesmo que sucintamente. Eu entendo que o capítulo gire em torno daquela tensão pré-morte e das memórias que giram na mente dela naquele momento, mas proponho  exalta-la um pouco mais como na sinopse. Quanto as demais personagens mencionadas na história, adoraria ter lido mais sobre elas e entendido um pouco melhor sua relação com a protagonista. Obviamente que não seria possível você relatar todas as aventuras do grupo,entretanto, quando ela se lembra do Remo, por  exemplo, são apenas duas linhas. Acredito que poderia ter explorado um pouco mais os ótimos personagens que tinha em mãos.
Sua fanfiction não é ruim, mas poderia ser melhor trabalhada. Eu gostei muito enredo num aspecto geral. Ele conseguiu me amarrar até a última palavra, porém pareceu-me breve demais.
Nota: 2,7

Nota Final: 7,8

...

Bom… Espero que tenha gostado da crítica! É meu primeiro trabalho nesse blog e realmente dei meu melhor! Lembrando que nada dito aqui tem o intuito de atingir de maneira negativa o autor, e sim fornecer de maneira construtiva ajuda relacionada a sua fanfiction.

-HeyLife




Nenhum comentário: