CF: The Winter Rose (EllieH)

em segunda-feira, 31 de outubro de 2016 |

Desculpe pela pequena demora, mas realmente estou atolada de trabalhos da faculdade!

Adorei fazer sua crítica e espero que goste dela também! 

Obrigada pela preferência pelo PD!


Durante o período que você pode passar na Terra, há sempre caminhos que escolhemos trilhar, nem que seja poucos passos em direção a ele, que nem sempre nos orgulhamos depois. Sempre há a opção de voltar e seguir em outra direção, mas a atitude tomada no passado não se apaga porque quis tomar outro caminho. Tudo que se pode fazer é seguir em frente e não olhar para trás. 
E foi exatamente isso que Alice fez, escondendo de todos que a rodeiam sobre seu passado. Algo que ia contra sua índole, mas que ela rapidamente aprendeu a não se importar devido a vida de agente que levava. Após quase seis meses afastada da SHIELD, Alice volta com uma das piores missões a ser realizada em suas mãos, proteger o homem com mais inimigos que um dia já existiu, o Soldado Invernal. 
Aceitar aquela missão era quase suicídio, ameaças e tentativas de assassinato surgem de todos os lugares, seu passado aos poucos vindo a tona e no meio de tanta destruição o despertar de sentimentos perigosos entre uma agente e sua missão. 
Pois, mesmo seguindo em frente e não olhando para trás, seu passado sempre estará atrás de você. O seguindo feito uma sombra. E se olhar demais para ele, pode acabar sendo engolido pela escuridão.

Aparência (Capa + Sinopse) : 3,0
Capa (1,5)
Para mim é muito difícil avaliar esse quesito e ,ainda mais, quando trata-se de uma capa dark. Elas sempre me parecem escuras demais e não foi diferente com a sua. Mas eu entendo perfeitamente bem que faz parte do estilo, por esse motivo, não considero  isso um empecilho. Entretanto, esse detalhe ocasiona em algo que me incomoda um pouco: os créditos pouco visíveis. Valorizo bastante essa parte porque acredito que é extremamente importante destacar o trabalho tanto do/a autor/a quanto do/a designer. Exceto por esse pequeno ponto, gostei do DS e, principalmente, do título que ficou incrível! 
Nota: 1,2

Sinopse (1,5)
“E foi exatamente isso que Alice fez, escondendo de todos que a rodeiam sobre seu passado.”
Quando você utiliza o verbo no gerúndio da maneira como foi feito no caso acima, da ideia de ações simultâneas, ou seja, utilizando sua própria frase como exemplo, faz parecer que enquanto ela escondia, fazia uma outra coisa ao mesmo tempo. Por isso sua frase parece incompleta. 
“E foi exatamente isso que Alice fez: escondeu de todos que a rodeiam sobre seu passado.”
“...Alice volta com uma das piores missões a ser realizada em suas mãos, proteger o homem com mais inimigos que um dia já existiu, o Soldado Invernal. “
Eu, particularmente, utilizaria dois pontos  ao invés da vírgula, nos dois trechos, isso porque você está esclarecendo algo.
“...Alice volta com uma das piores missões a ser realizada em suas mãos: proteger o homem com mais inimigos que um dia já existiu, o Soldado Invernal. “
Creio que sua sinopse está um pouco extensa. Ao bater os olhos, para ser sincera, ela parecia cansativa demais, todavia, surpreendi-me ao notar que é demasiadamente interessante. Você soube conduzi-la bem e despertar minha curiosidade da maneira certa, mas mesmo assim, torno a dizer é muito longa. Talvez os leitores não tenham a paciência que tive e parar para lê-la. 
Nota: 1,2
Aparência: 2,4
Ortografia (4,0)
Bom, referente a este tópico, encontrei alguns pequenos equívocos provocado:

◘  Você utiliza hífen para iniciar falas e isolar termos, o que não é muito adequado. O correto é utilizar sempre travessão;
Ex:
“ - Você está bem? - perguntei baixo, quase um sussurro.”  
“ — Você está bem? — perguntei baixo, quase um sussurro.” 

◘ Sempre isole o vocativo — a quem o falante se dirige — com vírgulas;
Ex:
“ - A quanto tempo você trabalha para S.H.I.L.D. garoto? - indaguei.”
“ — A quanto tempo você trabalha para S.H.I.L.D., garoto? — indaguei.”

◘ Cometeu alguns pequenos deslizes relacionados a acentuação das palavras;
Ex:
“... chão encarando o bréu a minha frente…”
“... chão encarando o breu a minha frente…”

◘ Alguns enganos na escrita de palavras;
Ex:
“Meio destranbelhado, ele saiu…”
“Meio destrambelhado, ele saiu…”

◘ A ssim como o porquê, o que também deve ser acentuado quando estiver junto ao pornto de interrogação;
“- Comemorar o que?”
“ — Comemorar o quê?”

◘ Nos diálogos você utiliza demasiadamente os mesmo verbos o que torna a leitura um pouco pesada em alguns momentos. Tente utilizar o máximo de sinônimos possível, ou então, se achar melhor, omitir esse vocábulos — disse, falou, retrucou, respondeu, entre outros — substituindo-o por ações;

Ex: ( Trecho não retirado dessa fanfiction) 
“ — Anda, Tess! — Mattew disse impaciente.”
Sugestão
“ — Anda, Tess! — Mattew passou as mãos pelos cabelos impaciente. 

Esse recurso dinamiza ainda mais a fanfiction, pois essas pequenas ações feitas pelas personagens atiçam o imaginário do leitor.

◘ Senti falta da utilização de ponto de exclamação. Tente ler um pouco sobre a maneira correta de empregá-lo e use-o mais. Em algumas partes da estória, principalmente em diálogos, esse ponto pode dar uma ideia melhor da entonação utilizada pela personagem;

◘ Seja cuidadosa com a utilização de vírgula antes do e. Não é sempre que ela é “bem vinda”.
Nota: 2,5
Crítica Final (3,0)
Gostei bastante do seu enredo. Sou apaixonada pelos Vingadores e todo esse universo da SHIELD e super heróis e, mesmo assim, não leio muitas fanfics do gênero. É muito difícil achar pessoas que saibam escrever bem cenas de ação e você é um delas. Consigo ver muito talento em você,  contudo precisa lapidá-lo. 
Não deixe de buscar por uma beta assim que possível. Elas são extremamente úteis e importantes para o desenvolvimento de uma boa estória. Você tem um bom enredo nas mãos e sabe como trabalhá-lo. Mas acredito que precisa de um pouco de ajuda no quesito ortografia. 
Num global, você está de parabéns pela fanfiction. Realmente achei bem bacana! 
Nota: 2,5
Nota Final:  7,4

Um comentário:

EllieH disse...

Hey! Eu adorei a crítica, com certeza vou prestar mais atenção agora e vou levar suas dicas para a segunda temporada!!
Obrigada 😊