CF: Abismo do Amor (Girl_Dangerous)

em sábado, 12 de novembro de 2016 |

Desculpe pela demora e muito obrigada pela preferência! 
Lembrando que nada dito aqui tem como intuito magoar ou ferir o autor. 

Fanfic

Não me importava ser pega pelos tiras
Não me importava se a morte caminhava ao meu lado,
Não me importava se minha vida não era a mais normal de todas,
Não me importava com nada
Então, por que me importaria de amar Justin Bieber?

Duas almas unidas, não por ação do destino, mas por sede de vingança. A intenção era para ser um simples sequestro de Barbara Merlyn, mas tudo desanda conforme o tempo que passam juntos. A falta de diferença os une, o gosto por sangue os atrai e a morte os satisfazem.
A brincadeira acabou, mas os jogos apenas começaram. E nenhum dos dois estão prontos para enfrentar o que vem pela frente.
Amor não tem definição, é algo que te coloca na ponta de um abismo, mas te salva se você cair. Dizem por aí que, o amor não morre... ele mata. E esse é o nosso maior obstáculo, nosso Abismo do Amor




Aparência (Capa + Sinopse): 3,0


Capa (1,5)

Eu senti falta de uma capa mais trabalhada. Você escolheu boas imagens. Realmente adoro essa brincadeira com diferentes planos, onde as fotografias aparecem em dimensões diferentes. Já o fundo não conversou tão bem com o restante. Eu senti falta de alguns elementos que remetessem ao enredo, já que a capa é o que dá rosto a fanfiction.
O título está muito opaco. Poderia brincar um pouco com as texturas e máscaras de corte nele, para dinamizá-lo um pouco mais. Os créditos estão bem visíveis e em um tamanho ideal, mas eu quase não notei que tinha uma frase de efeito no DS. Ela está pouco aparente pela cor das letras misturar-se as demais cores presentes.

Nota: 0,8

Sinopse (1,5)

“A intenção era para ser um simples sequestro de Barbara Merlyn…”
“A intenção era ser um simples sequestro de Barbara Merlyn…”

“E nenhum dos dois estão prontos para enfrentar o que vem pela frente. “
“E nenhum dos dois está pronto para enfrentar o que vem pela frente. “

O verbo deve concordar com nenhum.


Eu não entendi muito bem  sua sinopse. Eu preferiria que sua sinopse fosse apenas o pequeno textinho, sem as frases. Por quê? Porque fazer sinopse em fanfic criminal com frases — principalmente essas que descrevem as personagens — é muito clichê e não atrai totalmente a atenção do leitor, já que você não consegue entender bem o que se passará na estória.
Naqueles pequenos parágrafos que escreveu, depois da frases, você começou muito bem, mas perdeu o pique no final. Gostei da maneira como articulou as palavras para ir ganhando o leitor aos poucos, entretanto realmente o fim se distanciou um pouco do começo.  Proponho uma pequena revisão desse ponto.

Nota: 0,8

Aparência: 1,6




Ortografia (4,0)


♦ Tome cuidado na hora de montar as frases: a má colocação das palavras podem alterar o sentido.

“... e a porta sendo batida com tamanha violência.”

“... e batidas na porta com tamanha violência.”

Nesse caso, pelo contexto, você quis dizer que alguém estava batendo na porta, mas acabou dizendo que alguém bateu a porta.

♦ Em diálogos o correto é utilizar travessão.

“- Barbara, desce logo, estamos precisando do seu serviço. - Era de se esperar, era meu pai, Marcos.”

“— Barbara, desce logo, estamos precisando do seu serviço. — era de se esperar, era meu pai, Marcos.”


♦ Tente ao máximo fazer uso de sinônimos ou, atém mesmo, omitir algumas palavras. Seu texto está um pouco repetitivo.


♦ Senti muita falta de pontos de exclamação. Logo no primeiro capítulo, quando o pai da Barbara bate a porta dela gritando, era importante ter utilizado a pontuação correta ali. esse ponto deve ser utilizado sempre que a personagem se exalta.


♦ Sempre acentue as palavras.  

“... seu serviço ta te esperando la no…”

“... seu serviço tá te esperando lá no…”


“...respirando fundo varias e várias vezes…”

“...respirando fundo várias e várias vezes…”


“... pego uma maça e as chaves…”

“... pego uma maçã e as chaves…”


♦ É indispensável conjugar os verbos corretamente, concordando com a pessoa certa.

“Ele diz assim que atende.”

“Ele diz assim que atendi.”

Era o rapaz que estava ligando então, certamente, ela quem atendeu.



♦ Lembre-se sempre de utilizar as regras de concordância nominal e verbal.


”Respondo de modo irônica.”

”Respondo de maneira irônica.”
”Respondo de modo irônico.”


♦ Seja mais cuidadosa ao desenvolver frases. Você utiliza muitas vírgulas e faz períodos muito longos, o que te leva a se perder no caminho. Alguns deles acabam ficando sem sentido ou desconexo do restante.

“ Desço as escadas, pego só uma maça e as chaves do meu novo carro, minha Ferrari, se tem uma coisa que eu amo de paixão são os meus carros.”  

Repare que o fim da frase fugiu totalmente do que estava se passando no início. Tenho uma sugestão de uma melhor construção desse trecho.

“ Desço as escadas, pego só uma maçã e as chaves do meu novo carro: minha Ferrari — se tem uma coisa que eu amo de paixão são os meus carros.”  

Fica melhor utilizar dois pontos ali porque a personagem está fazendo uma explicação de algo dito anteriormente:” meu novo carro”.
Utilizando o travessão, nós isolamos uma frase que, ao contrário do restante, não é uma ação e sim um pensamento que Barbara introduziu no meio da narração.


♦ Sempre isolar vocativo, ou seja, o chamamento — a quem o falante se dirige —, com vírgulas.

“ - Não enche Henri.”

“ — Não enche, Henri.”


“- O que você acha princesa?”

“— O que você acha, princesa?”



Eu senti que tem uma pequena dificuldade para formular as frases. Você se confunde e até perde as vezes, levando o leitor ao mesmo caminho. Algumas frases tive que ler duas ou três vezes para entender o que quis dizer e o mesmo aconteceu na sinopse.  Sugiro que leia um pouco sobre a estrutura e os elementos de uma oração, talvez seja útil.
Alguns dos principais equívocos cometidos por você estão listados acima. Não são todos porque boa parte desse que citei repetem-se ao longo de todos os capítulos. aconselho que procure uma beta para auxiliá-la com a correção.


Nota: 1,0



Crítica Final(3,0)

Bom, para ser completamente sincera com você eu achei interessante seu enredo e gostei da sua personagem principal, entretanto a sua escrita me desanimou. Seu texto é um pouco confuso e há muitos erros ortográficos que prejudicam a leitura.
Eu, particularmente, não gosto de fanfictions narradas no presente, todavia isso não é um erro, apenas um gosto particular meu. Só que na sua fanfiction especificamente, algo me chamou muita atenção: a linguagem extremamente coloquial que utiliza na narração. Eu entendo que quem narra os capítulos é uma jovem criminosa que utiliza um vocabulário mais informal, contudo, realmente, não fica tão bacana nessa parte de relatar. A leitura fica muito pesada. Muitas gírias, expressões populares, palavras cortadas, tudo isso prejudica um pouco a estética do texto num global.


Nota: 1,4


Nota Final: 4,0


3 comentários:

Laysa Bieber disse...

Muito obrigada!! De verdade mesmo, tudo o que voce escreveu eu vou aderir e melhorar com toda a certeza!! Não estou com raiva nem nada, até porque eu fiz o pedido com a intenção de obviamente receber criticas. Não tinha reparado nos erros que voce citou, então vou agora sempre dar uma revisada extra nos capitulos.

Obrigada <3

Laysa Bieber disse...

Ps.: Também achei essa capa bem caidinha, e dessa vez fiz o pedido aqui na Perfect Design e seja o que Deus quiser kkkk

HeyLife disse...

Fico feliz que tenha aceitado bem a crítica. Eu realmente tenho a intenção de ajuda-la.