CF: Falling For You (Larissa)

em quarta-feira, 9 de novembro de 2016 |

Desculpe pela pequena demora para entregar seu pedido. As coisas estão uma loucura por aqui, ainda mais agora que os professores estão ameaçando greve na faculdade. Espero que possa compreender. 
Tomara que goste a crítica. 

Lembrando que nada dito aqui tem como intuito magoa-la ou atingi-la negativamente.


E se sua paixão de anos atrás retornasse de uma forma totalmente diferente? Foi exatamente o que aconteceu com Luke Hemmings e Zoe Campbell. Anos atrás uma paixão platônica surgiu entre ambos, mas, o destino traiçoeiro os separaram, porém da mesma forma os juntam. Ao revê-la, Luke sente a chama ser acesa novamente, e Zoe percebe que começara a florescer uma paixão intensa e recíproca. O desejo iminente irá consumir, deixando os dois completamente apaixonados. Contudo, esse romance não poderá ser selado por um fator banal, e esse fator se chama: Arzaylea.

Aparência (Capa + Sinopse): 3,0
Capa (1,5)
Sua capa está realmente incrível! As fotografias foram bem escolhidas e esse fundo está maravilhoso. Amei mesmo não sabendo ainda do que se trata esse relógio, por exemplo, já que ainda não li a fanfic — avalio a aparência antes de ler. E até sem entender todos os elementos não consigo deixar de me apaixonar. 
O único problema existente na capa, e devo lista-lo, é o fato da frase no canto superior não ser compreensível. A cor branca se misturou com o fundo o que a tornou ilegível. Eu, particularmente, revisaria esse ponto.
Nota: 1,2

Sinopse (1,5)
Eu gostei da sua sinopse. Ela foi bem escrita, tem a dimensão ideal, a linguagem é de fácil compreensão o que facilita a vida do leitor e, ainda, fornece todas as informações necessárias para que ao ler entenda do que se trata a fanfic. Todavia, ela me parece simples demais. Quando a leio não sinto uma vontade louca de consumir a estória. É boa, não se engane com minhas palavras, só falta ser um pouco mais convidativa e chamativa. 
Como você me pediu dicas, nesse quesito posso ajudá-la já que é minha especialidade. Tente caprichar um pouco mais no mistério nas suas sinopses. Não é para eliminar as informações fornecidas; elas estão perfeitas como estão. Apenas tente brincar um pouco mais com a cabeça do leitor.  Faça-o pensar! Desperte sua curiosidade! Esse é o segredo para uma boa sinopse: combinar as informações certas para despertar a curiosidade do leitor. 
Nota: 1,0
Aparência:  2,2
Ortografia (4,0)
Eu notei alguns pequenos errinhos ao longo dos capítulos que li. Fiz anotações que muito provavelmente sejam úteis hoje e futuramente:
◘ Eu não entendi bem o que aconteceu. Você começou utilizando o travessão corretamente e de repente passou a utilizar hífen e meia risca. 
Em diálogos deve-se sempre utilizar o travessão tanto no início deles quanto para isolar termos no decorrer do texto. 


“ – O que vamos fazer? –  Questiono para Chris.  ”

 “ — O que vamos fazer? —  Questiono para Chris.  ”

◘ Você tem um pequeno probleminha com o uso de vírgulas: peca pelo excesso. Em alguns trechos do seu texto seria melhor utilizar ponto ao invés de tantas vírgulas e, além disso, em outros essa pontuação é utilizada sem necessidade;

“– Alguém precisa avisar sua professora que, Austrália não são apenas museus. ”

“– Alguém precisa avisar sua professora que Austrália não é apenas museus. ”

◘ Tome cuidado com os verbos;

“...menores de idade podem se quer, chegar perto de um.”

“...menores de idade possam sequer chegar perto de um.”

◘ Cuidado com as pontuações mal colocadas;

“– Você?, eu não sei, mas você viu…”

“– Você, eu não sei, mas você viu…”

“– Eu até gosto, mas nesses últimos dias estão sendo uma merda.”

Se nesses estiver se referindo a dias, o correto seria esses.

“– Eu até gosto, mas esses últimos dias estão sendo uma merda.”

Se nesses estiver se referindo ao passeio, o correto seria nesse. 

“– Eu até gosto, mas nesse os últimos dias estão sendo uma merda.”

◘ Não esqueça de começar novas falas em outro parágrafo;

“– Eu até gosto, mas nesses últimos dias estão sendo uma merda. – Você não é daqui, não é? Tem sotaque.”

“— Eu até gosto, mas nesses últimos dias estão sendo uma merda. 
— Você não é daqui, não é? Tem sotaque.”

◘ Tente ser mais atenciosa na hora de revisar os capítulos;
“ – Vou te levar nos meu lugares favoritos.” 

“ — Vou te levar nos meus lugares favoritos.”

“ Me sinto mal por estar enganado a confiança…”

“ Me sinto mal por estar enganando a confiança…”

“ – Eu quero tanto vim visitar.”

“ — Eu quero tanto ir visitar.”

◘ Procure utilizar mais sinônimos e omitir algumas palavras, pois há trechos com uma grande repetição de alguns vocábulos.

◘  Não se utiliza mesmo e derivados para referir-se a substantivos como foi feito no exemplo abaixo:

“ Chegamos e descemos da embarcação, a mesma para em…”

“ Chegamos e descemos da embarcação, ela para em…”

Como já disse, você cometeu alguns errinhos ortográficos, a maior parte deles devido a desatenção. Não estão todos descritos acima, apenas alguns deles. Tente revisar os capítulos novamente e tudo ficará certo.
Nota: 2,8
Crítica Final (3,0)
Bom, eu gostei da sua fanfic. Você tem um enredo bacana e apreciei principalmente o primeiro capítulo. Entretanto, para ser completamente honesta, o fato da sua narração ser feita no presente me incomoda. Isso não é algo errado, de forma alguma. É apenas um gosto meu. Prefiro que os verbos utilizados na narração estejam em sua maioria no passado.
Gostei muito da forma como estudou um pouco sobre a Austrália antes de discorrer sobre ela, realmente bastante interessante. Parece que dá mais veracidade e realidade ao texto. Meus parabéns!
Num global, sua fanfiction é boa, mas sempre há espaço para melhoras. Aconselho, como sempre, a procurar uma beta para que ela a auxilie nas questões ortográficas e gramaticais. 
Nota:2,0
Nota Final: 7,0 

Nenhum comentário: