CF: I Love Her. This is a Fact (Bea Menezes~)

em sábado, 3 de dezembro de 2016 |


Fanfic: I Love Her. This is a Fact.


Ela sempre foi perfeita, enfrentar o preconceito, aceitar quem eu era, sempre me escondi… Mas ao conhecê-la por maior que fosse a dificuldade, pareceu fácil 
Depois do acidente, perdi a memória, não sabia quem eu era, estava tudo muito confuso. Ally, minha namorada, tentou me ajudar de todas as maneiras, como sempre... Eu errei… Eu não devia tê-la rejeitado, ela é importante para mim. Eu não deixarei que um acidente nos separasse, eu tinha que lutar. Eu a amo, isso é um fato. 




Aparência (Capa + Sinopse) : 3,0


Capa (1,5)
Como eu sempre digo nas críticas, DSs não são minha especialidade, mas é um item que tenho aprendido a cada vez mais apreciar. No seu, por exemplo, senti falta de algo mais trabalhado. A união das fotos não ficou tão bacana. Eu consigo ver o recorte. Além disso, a textura desvalorizou  um pouco as imagens.
Eu gostei bastante da faixa vermelha com o título. Achei muito interessante porque torna essa parte bem visível, o que é extremamente importante numa capa. Ao contrário da frase de efeito, que ficou um pouco apagada dificultando a leitura. Aconselho a revisar essa parte. 


Nota: 0,5


Sinopse (1,5)


Sua sinopse está um pouco confusa principalmente no começo. Logo no primeiro período, as orações estão desconectadas entre si. “Ela sempre foi perfeita” não estabelece uma ligação com “... enfrentar o preconceito…”.  Particularmente, acredito que seria mais adequado um ponto final entre esse trecho. 
“Mas ao conhecê-la por maior que fosse a dificuldade, pareceu fácil” 
Nessa parte, a palavra ao fez com que sua frase parecesse incompleta. Por quê? Essa contração da preposição a com o artigo o dá a ideia de que algo aconteceu quando as moças se conheceram. Aconselho que remova-a.
Deve tomar muito cuidado com a pontuação mal empregada. Você usou reticências três vezes na sinopse e talvez sequer fosse necessário. Também deixou de pontuar algumas orações. Esses pequenos deslizes podem fazer com que o leitor não entenda a mensagem que você quer passar. Uma vírgula numa frase pode fazer toda diferença do mundo. 


Nota: 0,8


Aparência: 1,3


Ortografia (4,0)
Lendo a fanfiction eu notei que você não comete muitos deslizes referentes a desatenção. Por outro lado, há alguns erros que se repetem no decorrer da fanfiction me fazendo acreditar que talvez sejam regras que não está acostumada a usar. Listei alguns abaixo com algumas dicas que podem ajudar. 
Senti que sua escrita é um pouco pesada. O vocabulário é muito usual e isso deixa a leitura cansativa. Tente abusar mais do uso de sinônimos para que o texto não fique extremamente repetitivo. E sempre busque enriquecer seu vocabulário o máximo possível. 




♠Seus parágrafos são extremamente grandes e com muitas vírgulas, parte delas fora do lugar ideal. Isso, além de cansativo para quem lê, torna você ainda mais sujeita a erros. Quanto mais breves forem suas orações e períodos, menos vírgulas utilizará, portanto, menos chances de colocar alguma incorretamente.


♠ Pontue sempre as palavras corretamente. Algumas como “ai” mudam de sentido com essa simples sinalização;


♠ Lembre-se sempre das regras de uso dos porquês:


Por que
No início ou meio de perguntas;
Quando puder ser substituído por pelo qual e derivados — pelos quais, pela qual, pelas quais — ;


Por quê
No fim de perguntas;
Quando for a única palavra dentro de uma interrogação;


Porque
Quando estiver esclarecendo algo;
Quando estiver respondendo uma pergunta;


Porquê
Quando for substantivado, ou seja, estiver acompanhado por artigo definido ou indefinido;


Exemplo retirado da fanfic: 
“... parte da vida, por que até agora…”
“... parte da vida, porque até agora…”


♠ Use sempre travessão em diálogos;


Exemplo retirado da fanfic: 
“_ Ally, tá me ouvindo? - sou tirada dos meus pensamentos por minha mãe”
“— Ally, tá me ouvindo? — sou tirada dos meus pensamentos por minha mãe.”


♠Sempre pontue o fim de frases;


Exemplo retirado da fanfic: 
“_Claro que sim, mãe - digo com indiferença”
“— Claro que sim, mãe — digo com indiferença.”


Bom , relacionado a esse tópico tenho um breve comentário a fazer. Algumas pessoas que escrevem fanfics tem o costume de não pontuar falas, isso porque é o que autores de livros fazem. Todavia, existe uma regra para fazer isso:
Quando a frase que vier logo após a fala referir-se a próprio discurso não é necessário pontuar. 


Exemplo retirado da fanfic
“— Claro que sim, mãe — digo com indiferença.”
Não há ponto final entre mãe e o travessão, porque o que vem depois é a palavra digo — referiu-se a fala. 


Exemplo aleatório:
“ — Não seja tola, Valentina. — o rapaz a empurrou levemente.”
Há ponto entre Valentina e o travessão, porque depois vem uma ação que não se refere a fala. 






P.S. Epílogo é utilizado para um capítulo final que geralmente é um extra. O primeiro chama-se prólogo e funciona como uma introdução ao texto..
Talvez no seu caso nenhum dos nomes seja adequado. Talvez.


Nota:1,8




Crítica Final (3,0)


Eu não tenho hábito de ler fanfics desse gênero então não sei dizer ao certo se sua temática é clichê ou original, entretanto, o enredo em si não me empolgou muito. Senti que a história, ao menos nos capítulos em que li — os três primeiros, como de costume —, é muito linear e sem grandes surpresas. E para mim isso torna a fanfiction muito cansativa. Eu senti falta de algo que me prendesse no seu texto. 
mesmo que a sinopse não estivesse tão bacana, eu criei uma expectativa com a história. Imaginei que ela giraria em torno do acidente da garota que perdeu a memória e no fato dela querer reconquistar a namorada.
Notei que a sinopse não é sua. Talvez o resumo que você escreveu ao fazer o pedido não se encaixe devidamente no que é a estória e, por causa disso, o resultado final também não. Lembre-se que esse é o trecho que ao ler as pessoas têm que entender o assunto foco de sua fanfiction.
A sinopse não é ruim, de maneira alguma, todavia ela parece referir-se a outro texto. 


Nota: 1,5


Nota Final: 4,6


Nenhum comentário: