CF: She Is A man (MrsGreyBabe)

em terça-feira, 20 de dezembro de 2016 |

Desculpe pela imensa demora para entregar. Acabei me enrolando com assuntos da faculdade, mas agora aí está sua crítica. Espero que goste dela tanto quanto eu gostei.

Lembrando que nada dito aqui tem como intuito de causar qualquer impacto negativo em você autora.


Aviso-lhes que essa história não se trata de uma aposta para conquistar a garota nerd da escola e humilha-la no final. A verdade é que quando se tem tudo na vida sem qualquer objeção, é muito difícil aceitar a derrota. Acho que por isso, nunca imaginei que chegaria até aqui, vestindo-me de mulher para conquistar uma garota que descobri ser loucamente apaixonado. Qual é, todo mundo já fez uma loucura por alguém alguma vez na vida, comigo não seria diferente. Quando admiti estar apaixonado por Louise foi estranho, logo eu, o cara que nunca se amarrava a ninguém, popular na escola e fora dela, charmoso e encantadoramente conquistador, apaixonado pela garota menos social e entranha da escola, totalmente clichê, admito. 
No final disso tudo, me arrisquei em ser outra pessoa para conquistar meu objetivo. Dar conselhos e ser totalmente o oposto do que eu realmente era, pensar como uma garota que ironicamente, não sou. Tudo isso para saber qual era o tipo de homem ideal para Louise e conquistá-la em seguida. Se deu certo? Bom isso eu conto depois. 
Meu nome? Zayn Malik, mas nas horas vagas pode me chamar de Verônica. 

Aparência (Capa + Sinopse): 3,0
Capa (1,5)
Achei formidável utilizar a foto do Zayn vestido normalmente e dele “disfarçado” no capa. Estabeleceu um hiper diálogo com a fanfiction e com a sinopse, o que é sempre muito positivo.
Senti falta de uma frase que marcasse a fanfic, mas essa é opcional então não é um defeito ou algo parecido.
Sua capa está bem feita. O título está bacana, apesar do s de is parecer um pouco com um j, o tamanho está perfeito; os créditos, bem visíveis e as fotos não foram “danificadas” no processo de confecção do DS. Está bem legal mesmo.Contudo, eu, particularmente,  não gostei muitos das faixas laterais. Tenho a impressão de que elas não se encaixam tão bem com o restante.
Mesmo assim foi um ótimo trabalho da designer. 
Nota: 1,0

Sinopse (1,5)
Em primeiro lugar, sua sinopse é um pouco longa demais. E isso pode ser negativo para a fanfic, pois nós seres humanos somos preguiçosos. Pode acreditar que muita gente vai desistir de ler sua sinopse por causa do tamanho e em consequência não lerá a fanfic. Aconselho a reduzir pela metade.
A maneira como você fez essa sinopse é diferente de qualquer outra que já li. Como sempre digo em minhas críticas, não sou a maior fã de usar a primeira pessoa nesse trecho porque limita muito, entretanto você soube guiar de uma maneira única o que tornou interessante. Mas não estou cem por cento certa de que a maneira como escreveu atrairá os leitores. De qualquer forma a sinopse está boa.
Nota: 1,0
Aparência: 2,0
Ortografia (4,0)
◘ “Desisti de falar algo e desativei o alarme do carro, entrando no mesmo.”

É incorreto utilizar mesmo e derivadas — mesma, mesmas, mesmos — como pronome. 

“Desisti de falar algo e desativei o alarme do carro, entrando nele.”

◘ “ — Mr. Malik, o senhor vai ficar com a Mrs Evans.“

O correto seria utilizar Miss, já que Mrs é destinado a mulheres casadas. Creio que esse não seja o caso da personagem. Há ainda a opção Ms. é utilizado quando o falante não sabe ou não quer revelar o estado civil da moça. 

“ — Mr. Malik, o senhor vai ficar com a Miss Evans.“

◘ “... me levantando e me sentando ao lado de Louise.”

Evite ao máximo a repetição excessiva de palavras, principalmente seguidas. Utilize de sinônimos, artifícios de coesão e até mesmo omita em alguns casos. 

 “... me levantando e sentando ao lado de Louise.”

Bom, você não comete muitos deslizes gramaticais, mas os erros existem. Você peca um pouco a utilização de vírgulas; acaba utilizando em momentos em que não há necessidade. Há também o probleminha com a repetição de palavras que se estende por toda a fanfic.
Senti muita falta do cuidado de posicionar os pronomes oblíquos adequadamente. Você usa muito “me falou” , por exemplo, sendo que ficaria mais bacana utilizar “falou-me”. Isso não exatamente um erro, mas dá a impressão de uma leitura mais rica;
Tirando isso, sua escrita é legal.
Nota: 2,5
Crítica Final (3,0)
Eu gostei bastante do seu enredo. Existe um clichê, entretanto a ideia principal é bem diferente e realmente muito interessante. Todavia, devo confessar que sua fanfiction tem muitos diálogos e pouca narração. Obviamente que isso pode ser por causa do seu estilo de escrever, mas é algo que eu, HeyLife, não acho tão bacana. Essa é uma opinião totalmente minha. Não é um defeito da sua fanfiction. 
Você tem uma linguagem legal, mas deve tomar cuidado com aquele probleminha com a repetição porque isso torna o texto muito cansativo. Fulano disse, perguntou, respondeu, falou, comentou, murmurou. Mesmo sendo sinônimos acaba pesando na hora de ler.  Seja mais cautelosa com isso.
De resto, sua história é boa, meus parabéns. 
Nota: 2,0
Nota Final: 6,5

2 comentários:

Sheila Kreile disse...

Ei! Muito obrigada pela crítica. Estava receosa heuheuheu Vou tentar mudar esse jeito que tu disse que eu repito e tal. E obrigada por alertar do Miss e não Mrs.
Vou prestar mais atenção nos pronomes, porque não entendo bem deles 😂
Por acaso saberia me dizer se uma beta mudaria isso? Estava pensando em mandar para betar.
Novamente, obrigada, amor ❤

HeyLife disse...

Bom, as betas vão provavelmente corrigir se tiver problema com concordância, mas como essa não é bem minha área não sei dizer com certeza.