CF: Mude Sua Vida (Lisa Art)

em sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 |

Fanfic: Mude Sua vida


Ela era apenas uma garota, que apesar de tudo, tinha sentimentos. Eles a machucaram, eles não podiam ter feito o que fizeram. “A toda ação há sempre uma reação” diz a terceira lei de Newton. Alguém sempre sai prejudicado, e dessa vez, talvez não tenha sido ela…

Aparência (Capa + Sinopse): 3,0

Capa (1,5)

A capa representa o rosto da fanfiction, ou seja, é a primeira coisa que o autor vai avaliar — conscientemente ou não — na sua história. Isso faz com que esse item seja de extrema importância na hora de capturar a atenção do autor e, particularmente, a sua precisa ser um pouco aperfeiçoada.
Há muito espaço vazio que poderia ser preenchido talvez por um fundo mais trabalhado. A imagem do Zayn está com as bordas muito suavizadas o que me passa a ideia de que não utilizou png na hora da confecção. É importante ter fotografias de boa qualidade para que o resultado final seja o melhor possível.
Apostaria em algo mais aprimorado já que, como eu disse anteriormente, esse é um tópico muito importante. Tente usar mais PSDs e PNGs. Abuse mais das texturas no fundo.

Nota: 0,3

Sinopse (1,5)

Outro ponto bem significativo quando se trata e chamar leitores para sua história é a sinopse. Ao lê-la é importante que o leitor entenda sobre o que se trata o texto, todavia, além disso, ela deve despertar nele a vontade de ir adiante com a leitura.
No seu caso, faltou um pouco de trabalho. A sinopse está muito breve e eu tenho a sensação de que está incompleta também. Eu consigo entender por cima sobre o que a fanfic vai tratar, entretanto não me parece tão estimulante.
Caso você tenha dificuldades com sinopses não deixe de procurar ajuda no PD ou em outro blog.

Nota: 0,3

Aparência: 0,6

Como de costume, eu fiz algumas anotações que poderão ser úteis para você futuramente. Vou expô-las a seguir em tópicos.

♦ Você utiliza o travessão perfeitamente bem, contudo, não se esqueça de espaçar. Quando não o texto fica esteticamente não tão agradável;

♦ Cuidado com o uso da pontuação. Senti falta de algumas vírgulas e dois pontos. Também notei usos inadequados do ponto e vírgula;

“ … fazia como todas as outras; Chegava a ser clichê..”

“… fazia como todas as outras: chegava a ser clichê..”

Lembre-se, quando se trata de uma explicação use dois pontos ao invés de ponto e vírgula.

♦ Tente não abusar tanto da repetição de palavras. Só no primeiro parágrafo, contei cerca de seis vezes a palavra “ela” e isso continua acontecendo ao decorrer do capítulo. Sendo um pronome pode ser facilmente omitido em parte das vezes ou então substituído por um sinônimo;

♦ No último tópico vou fazer um breve resumo sobre a utilização dos porquê, pois notei uma confusão.

Por que :  Em indagações ou quando puder ser substituído por pelo qual;
Porque:    Em respostas e explicações;
Por quê:   No fim de questionamentos ou em uma pergunta sozinho;
Porquê:    Quando for substantivado, ou seja, estiver sucedido por artigo.

Num aspecto global sua ortografia não é ruim, porém a repetição de palavras é excessiva, como eu já comentei, e isso torna a leitura muito pesada. Procure também utilizar um vocabulário mais vasto e elaborado. Isso pode ajudar no enriquecimento do seu texto.

Nota: 2,8

Crítica Final (3,0)

Bom, você tem em mãos um enredo clichê: uma garota que é atormentada por um grupo no colégio e que no fim das contas fica com o cara popular. Ao menos foi isso que me pareceu, mas não posso dizer com certeza pois só há dois capítulos. Eu sou apaixonada por alguns clichês e esse é um deles, entretanto, para mim se você não tem uma ideia original, deve ser impecável na escrita para conseguir segurar o leitor. A maneira como você narra é um pouco pesada e monótona. Talvez por causa do vocabulário ou pelo conteúdo extremamente depressivo. Tente buscar formas de sempre melhorar a maneira como você escreve.
Eu gosto do fato da presença do irmão da Demi. Sou viciada em fanfics com gêmeos e quando escrevo sempre há ao menos uma dupla. Ryan, se não me falha a memória,  provavelmente seria meu favorito na sua história, mas assim como os demais não me conquistou tanto. Falta algo nas suas personagens.
Em aspectos globais, a fanfic não é ruim, todavia há muito a ser trabalhado. Acredito que ela está muito básica e há ausência de pontos que a tornem única mesmo que seja um clichê.

Nota: 1,0

Nota Final: 4,4


Olá, amora

Espero que goste da crítica. 
Não deixe de me contar o que achou!
Boa sorte com a fanfiction.

Lembrando que nada dito aqui tem como intuito de atingir negativamente a autora.



Nenhum comentário: