ADP: Lizzie

em segunda-feira, 5 de junho de 2017 |

Oieee.
Desculpa a demora na entrega,
É meu primeiro ADP.
Espero que ajude!

Primeiramente sobre a personalidade dela, é que você quer muitas coisas em uma só pessoa. E que se ela fosse real, seria uma pessoa difícil de lidar e com poucos amigos. Afinal seus defeitos sobrepõe a qualquer qualidade dela, e apenas os melhores amigos a suportariam assim.
Obviamente isso vai trazer muitas inimizades e confusões, o que se você quiser levar para algo mais cômico é bom. Mas se tratando de um romance, não tenho certeza se seria fácil e de grande aceitação explorar.
Quando estiver escrevendo pense de duas formas: você como leitora e você tendo que conviver com ela. E sempre pense duas vezes se o que ela fala ou como ela age é realmente necessário.
Com o tanto de qualidade e defeitos mencionados, você tem que tomar cuidado, porque um pode eliminar o outro as vezes e depois o leitor acaba achando que a personagem não tem personalidade. Principalmente se o leitor saiba dessa lista de qualidade e defeitos e espera ver todas elas na sua história.
Uma das dicas mais importante que dou é que, se vai fazer sua personagem com todas essas personalidades, não mude ela da noite pro dia, por conta dele. Na verdade, eu não mudaria. Deixaria ela dessa mesma forma, óbvio que com um toque mais romântico, mas que tivessem brigas, discussões, ela um pouco “agressiva” com ele, dentre várias outras situações que você pode explorar.
O melhor para balancear a personalidade dela, é você escrever todo o texto e depois reler com calma no dia seguinte ou algumas horas depois. Na leitura, você já vai moldando e vendo o contexto ao todo, se falta alguma coisa ou se você exagerou. Aconselho uma nova pausa e depois de um tempo uma nova leitura, mas sem nenhuma alteração a princípio. Assim que finalizar você deve se perguntar como você reagiria se fosse leitora. Se a resposta corresponder com aquilo que você como autora quer passar, o texto vai estar ok. Se não, você fará uma nova leitura, mudando alguns aspectos e dando uma nova visão.
Ex. Na cena você quer que as pessoas sintam raiva dela.
Se na leitura do capítulo inteiro, você não sentir isso. Algo está errado com a cena, falta alguma coisa para que você sinta isso.
E assim você vai por diante.
Um outro conselho que dou é, sempre releia o capítulo anterior, ou uns dois ou três capítulos. Porque? Você acaba sentindo se a história está maçante, chata. E você não quer isso?
Lembre-se, a maioria dos leitores não acompanha capítulo por capítulo, e sim leem quando já tem uma boa quantidade de capítulos disponíveis.
Tente sempre intercalar partes das personalidades dela, qualidade/defeito, isso também evita dela ficar maçante.
Bom, é isso. Espero que tenha ajudado.


Nenhum comentário: